- Detalhes
- Categoria Pai: Notícias
- Categoria: Atualidades
Por: Rita Ramos Cordeiro
Uma das angústias que o ser humano carrega e muitas vezes não percebe é a falta de posicionamento.
Entendemos que posicionamento é acreditar profundamente em algo e sentir a necessidade de se colocar sobre alguma questão que consideramos importante, tomando uma atitude e partido sobre determinado assunto, mas muitas vezes silenciamos por medo, receio, para não entrar em embate direto, para não ser ofendido, para não magoar quem pensa diferente.
Isso é natural no ser humano, porém, é importante posicionar-se porque às vezes ao nosso lado pode estar acontecendo uma situação de injustiça, preconceito, exclusão.
O silêncio pode evitar desgastes não entrando em polêmicas, mas com isso pode prejudicar alguém ou até mesmo deixa-se de esclarecer quem está confuso diante de determinadas situações.
Dizem que quem cala consente e o silêncio é importante em muitos momentos da vida, mas é preciso tomar cuidado para não confundir silêncio com omissão.
Nem sempre temos condições de nos posicionar sobre tudo porque não dominamos todos os assuntos.
Até para se posicionar é importante dominar o tema. Não basta se posicionar com achismo, mas sim com certeza e verdade! Agindo principalmente com empatia!
Posicionar-se exige coragem para colaborar numa nova visão de mundo, mas sempre com educação, respeito e amor ao próximo!
Se posicione, pois, como diz a frase: “Os maus são intrigantes e audaciosos, mas os bons são tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão”.