O poder da escolha

Por: Rita Ramos Cordeiro

"Precisamos fazer o que é certo, o dar certo vem por consequência"

Ouvi esta frase de um candidato a presidente da República e ele que me desculpe por omitir sua autoria, mas a intenção deste texto não é de dar nomes ou de exaltar ninguém e sim de exemplificar o poder da escolha.

Sempre acreditei que o certo e errado é muito relativo e depende da vivência de cada ser humano, pois o que pode ser certo para alguns é errado para outros.

Mas estamos aqui escrevendo sobre algo muito maior e abrangente do que o relativo do certo e do errado.

Estamos aqui escrevendo sobre consciência, sobre o bem e o mal, sobre a índole, a justiça, a honestidade, moral e ética. Nestes pontos citados não existe relativismo, existe o certo e errado, e ponto!

Cada ser humano tem o poder, direito e dever de tomar suas próprias decisões e escolher o caminho que mais indicado for para sua vida, sem, porém, prejudicar a vida de nenhum outro ser humano! Pois, já diz a frase: "a minha liberdade termina, quando se inicia a do outro"! A paz e harmonia deve estar sempre em primeiro lugar!

E neste ponto precisamos saber fazer escolhas, sempre as melhores escolhas que estiverem ao nosso alcance naquele momento! Mas sempre baseado no amor ao próximo, na justiça, honestidade, ética, moral e respeito.

Criar estratégias errôneas para tentar encurtar caminhos dolorosos é apenas um paliativo que vai retardar a paz, a ordem e o próprio progresso do ser humano.

Precisamos analisar minuciosamente, explorando todas as possibilidades. Procurando nos informar de tudo o que nos rodeia, antes de tomar decisões baseados em achismos, no medo, desespero e muitas vezes na vingança.

Para o bem e para o mal não existem desvios, ou é, ou não é! O relativismo neste caso fica por conta daqueles que não buscam o melhor para si e nem para o próximo.

Analisemos nossa consciência sobre a melhor decisão a tomar! Ela nunca erra quando a humildade, o desejo de aprender, de acertar e de se melhorar estiver em nossos corações!

 

Cadastre-se em nosso informativo

CAPTCHA