Maria vai com as outras

Quem já não ouviu falar na frase usado antigamente "Maria vai com as outras"?

Basicamente significa que uma pessoa é influenciável, que não tem opinião própria e que segue o que outras pessoas dizem.

Em épocas de redes sociais e notícias falsas precisamos ter todo o cuidado de não ser "Maria vai com as outras".

Temos o hábito de nos agarrarmos em ídolos, reverenciando a atitude e exemplo de pessoas de grande carisma e mais cedo ou mais tarde, estes ídolos caem do pedestal que os colocamos, pois finalmente descobrimos que são pessoas normais e passíveis de erros como qualquer um de nós.

Atores, cantores, artistas, escritores, políticos e uma infindável gama de pessoas que estão em evidência, podem conquistar pessoas através de palavras e de seu carisma pessoal.
E é neste momento que surgem as "Maria vai com as outras".

Por comodismo, carência ou fraqueza, as pessoas buscam ídolos e os reverenciam sem ao mesmo se importar com os bons exemplos e com a boa índole que possam ter.

Hoje temos ao nosso alcance uma abençoada ferramenta chamada Internet, que pode também ser de grande perigo se não a soubermos usar.

Existem muitas formas de pesquisar pela Internet, a vida de nossos ídolos, da pessoas que temos grande admiração e até mesmo a pesquisar a vida de políticos, para que saibamos escolher com sabedoria e sensatez, as pessoas que são fruto de nossa admiração, de nosso voto e de nossa reverência.

Precisamos deixar urgentemente de ser "Maria vai com as outras", para tomar as rédeas de nosso destino.

E para os que se sentem confusos e sem saber em que e no que acreditar, podemos usar esta sábia frase de Abraham Lincoln: "Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo."

Ou então a bela frase de Chico Xavier: "O bem que praticares em algum lugar, é o teu advogado em toda parte".

Ninguém consegue sustentar uma mentira para sempre e em algum momento a máscara caí.

Pessoas supostamente boas tornam-se más e pessoas más tornam-se boas, mas ninguém muda de uma outra para outra e todos deixam rastros de seus feitos, exemplos ou insensatez e desatino.

Que possamos quebrar todos os pedestais que nos tornam meros robôs nas mãos de pessoas que buscam apenas seus próprios interesses. Situação comum nos dias de hoje em todos os segmentos do mundo.

Que nossa consciência seja nosso guia em todos os momentos da vida, ela jamais nos engana. Somos nós que na grande maioria das vezes não queremos escutá-la ou descobrir a verdade.

Que saibamos buscar informações e verdade antes de compartilhar notícias falsas criadas apenas para confundir e causar divisão.

Somos espíritos individuais dotados de grande inteligência e podemos nos cercar de cuidados para não sermos enganados.

Não sigamos ídolos, sejamos exemplos de sabedoria, sensatez e justiça, só assim conseguiremos mudar o mundo a nossa volta.

Sejamos nós os donos de nosso próprio caminho!

Por: Rita Ramos Cordeiro

Cadastre-se em nosso informativo

CAPTCHA