Omissão


Por: Rita Ramos Cordeiro

O significado de omissão no dicionário é deixar de fazer ou dizer algo.

Também pode ser entendido como deixar de lado, desprezar ou esquecer algo, ou alguém.

A questão 642 do Livro dos Espíritos diz que:
"Será suficiente não fazer o mal para ser agradável a Deus e assegurar uma situação Futura?

Resposta. Não! É preciso fazer o bem no limite das próprias forças, pois cada um responderá por todo o mal que tiver ocorrido pelo bem que deixou de fazer!"

Podemos concluir com isso que a inércia e a omissão é um mal grave e também responderemos por isso.

Estamos acostumados a ficar instalados em nossa zona de conforto, no nosso mundinho e muitas vezes, quando precisamos levantar a voz ou nos pronunciar em defesa de algo, ou alguém, acabamos por silenciar e deixamos que cada um cuide de seus próprios problemas.

É certo que não devemos nos envolver na vida e nos problemas alheios, cuidar da própria vida é nosso principal objetivo já que temos muito ainda o que corrigir e melhorar em nós mesmos.

Porém, ficar em cima do muro em qualquer questão importante ou nos omitirmos, deixando de nos pronunciar quando devemos, pode não fazer mal para nós naquele momento, mas pode fazer um grande mal para quem deixamos de ajudar, ou quando evitamos corrigir algo que deveria ser corrigido e evitado.

Jamais devemos nos omitir perante a vida e perante nossos semelhantes e até mesmo pelos ideais que buscamos e lutamos.

As pessoas sempre erraram, erram e errarão e não devemos jamais condenar ninguém pelos seus erros, como também não podemos compactuar com eles.

As pessoas boas também erram, se equivocam, dizem o que não devem e não deixam de ser boas, caridosas, solidárias e cristãs por causa disso. Mas quando caem em erros, que com isso pode prejudicar ou influenciar erroneamente outras pessoas, devem ser corrigidas.

Eu particularmente durante minha vida já presenciei de perto algumas situações de omissão. Com isso as pessoas perdem a oportunidade de fazer o bem, pois, quando fazemos alguém...

 

 

Cadastre-se em nosso informativo

CAPTCHA