Por: Rita Ramos Cordeiro

Diz a frase: "Sou responsável pelo que eu digo, não pelo que você entende

 

Esta frase é muito usada quando as palavras não são bem compreendidas.

 

Sabemos que as palavras machucam, magoam, fazem estragos por muito tempo e dependendo da situação e do contexto em que foi utilizada elas se perdem.

 

As palavras quando jogadas ao vento não voltam mais, muitas vezes trazendo traumas difíceis de serem curados. Um mero pedido de desculpas nada significa se não forem acompanhadas com mudanças de atitudes.

 

Muitos erros são cometidos inúmeras vezes e muitas palavras são ditas irrefletidamente.

 

Para corrigir equívocos, algumas pessoas preferem adotar o silêncio para que as palavras não mais magoem.

 

Outras pessoas preferem utilizar as palavras, porém sempre acompanhadas de atitudes concretas que mostrem o significado das palavras.

 

Seja qual o for o meio de comunicação que escolhermos para usar em nossa convivência diária, o importante é que seja feito com transparência e sinceridade em todos os momentos, tomando sempre o cuidado de não magoar ninguém.

 

E na vida de relação, quando tudo o que for dito pode prejudicar, mais do que fazer bem, o ideal é um afastamento temporário para que os envolvidos tenham o tempo de refletir e fazer as escolhas necessárias para sua vida.

 

Quando o respeito, a atenção e a gentileza estiverem presentes mesmo nos momentos de tempestade tudo flui mais naturalmente, pois a indiferença machuca.

 

Sempre que possível façamos como a bela frase de Madre Tereza de Calcutá:

 

"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz." 

 

 

 

 

 

Cadastre-se em nosso informativo

CAPTCHA