• Home
  • Noticias
  • Junho Vermelho – Campanha de conscientização à doação de sangue




Por:
Rita Ramos Cordeiro - Imagem: Canva

Doar sangue é um ato de amor que salva vidas

No dia 14 de junho se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para homenagear os doadores de sangue.

 

A Campanha Junho Vermelho é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, para homenagear os doadores de sangue e para chamar a atenção de mais pessoas para a necessidade de também realizar este ato de amor nos meses mais frios do ano, como junho, julho e agosto, que registram mais baixas nos hemocentros.

Pandemia da Covid-19
A pandemia do coronavírus impactou de forma negativa a doação de sangue em todo o Brasil.

O Ministério da Saúde avalia que em 2020 houve uma redução de 20% nas doações, devido à diminuição da circulação das pessoas em razão da Covid-19, mas afirma que não houve desabastecimento nos estoques dos hemocentros.

O Ministério da Saúde lançou no dia 14 de junho a “Campanha Doe Sangue Regularmente”, para incentivar a doação voluntária e regular a reposição frequente dos estoques dos hemocentros.

Qual a importância da doação de sangue?
A doação de sangue é necessária para as grandes cirurgias, tratamentos de câncer, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, pacientes que estão tratando complicações da Covid-19, entre outras doenças graves.

O sangue não é produzido artificialmente, e a doação voluntária é o único processo para armazenamento em um banco de sangue de hemocentro.

A quantidade de doação retirada não prejudica o doador porque o organismo repõe o volume de sangue nas primeiras 72 horas após a doação.

Novas doações
Todos os hemocentros do Brasil estão abertos para receber novas doações de sangue, adotando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

As pessoas interessadas em doar devem estar em boas condições de saúde e alimentadas, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.

Para saber quais as situações em que não se podem fazer a doação, a Fundação Pró-sangue relaciona em seu site as principais causas de inaptidão à doação de sangue.

Onde doar
O movimento Eu dou Sangue disponibiliza a relação dos hemocentros de todo o Brasil. Clique aqui para encontrar o local de doação mais próximo de você. Seu gesto de amor salvará vidas!

Cadastre-se em nosso informativo

CAPTCHA